Por mais que seja conhecida por diversos nomes, a cumari tem sabor e fragância inconfundíveis!
Ela é comumente chamada de cumari verdadeira ou comari verdadeira, para que possa ser diferenciada de uma outra variedade muito semelhate a ela, chamada de cumari-do-pará. Essa semelhança ocorre apenas na aparência e nunca no sabor e na fragrância. Cada uma pertencem, inclusive, a espécies distintas. A cumari verdadeira pertence a espécie Capsicum baccatum e a cumari-do-pará pertence a espécie Capsicum chinense.
A cumari verdadeira é muito apreciada aqui no Brasil, sua terra natal, principalmente na região sudeste. O interior de São Paulo é uma das regiões de maior produção da cumari verdadeira.
Os frutos da cumari verdadeira são pequenos e ovalados, tendo um comprimento médio de 10 milímetros e diâmetro de 8 milímetros. Mesmo possuíndo pequeno porte, sua pungência é alta e os molhos e conservas preparados com a cumari já ganharam respeito e apreciação em seu aroma.
A cumari é colhida geralmente ainda verde, pois além de já apresentar um grau de pungência excepcional, ela é um dos alimentos preferidos de passáros que sobrevoam a plantação.
No Brasil, além de serem utilizadas em conservas, molhos, temperos, etc., muitas pessoas gostam de cortar 1 ou 2 pimentas cumari sobre seus pratos e logo em seguida, coloca arroz e feijão sobre elas, misturando muito bem. O arroz e feijão é um dos pratos mais típicos da culinária brasileira e ficam com um sabor indescritível ao receberem um toque especial da pimenta cumari.
Brindes:
1. Manual de Cultivo (PDF)
2. Curso sobre produção e processamento de pimentas (Vídeo)
3. Software Para Controle do Plantio (Windows XP)
4. Brindes Extras
*Enviados Via Link Para Download Através de E-mail (Quando Solicitado pelo Cliente)
Acompanha:
10 Sementes de Pimenta Cumari Verdadeira